No dia 31 de Outubro de 2008, realizamos a festa do Halloween. A actividade decorreu, simultaneamente, na sala dos alunos e, na sala dos professores.
Contudo, a preparação da actividade decorreu durante os dias 24 e 25 de Outubro.
Assim, nesses dois dias, desenhamos, recortamos, pintamos, fotografamos e fizemos colagens. Começamos por preparar os cartazes que iriam publicitar a actividade. Para isso, preparamos e fotografamos as bebidas que iríamos servir. Seguidamente, ampliamos as fotografias e colamos nos cartazes. Estes cartazes foram expostos na sala dos alunos e no átrio da escola.
Entretanto, fomos recortando e pintando várias decorações para utilizar na actividade. Também definimos os bolos que cada um de nós podia trazer para a festa. Demos nomes a cada um dos bolos, alusivos ao tema do Halloween. Ainda, fizemos umas folhas pequenas, onde assentamos os ingredientes dos bolos, em português, inglês e francês.
No dia da festa, a turma foi dividida em vários grupos. Enquanto um grupo foi encarregue de preparar os bares, o outro grupo, tratou da mise-en-place, cortando os bolos e preparando os vários ingredientes necessários para as diversas composições de bar.
Finalmente, chegou o momento esperado. A turma foi dividida em duas brigadas. Uma das brigadas foi trabalhar para a sala dos alunos e, a outra brigada, foi laborar para a sala dos professores.
A festa foi bastante animada, em ambos os bares. Evidentemente, que a azáfama foi muito maior na sala dos alunos, havendo momentos de total loucura e muita confusão.
Porém, a festa foi um sucesso. Para além do muito movimento à nossa volta, fruto da curiosidade, foi espectacular ver a atenção dos nossos colegas enquanto nós executávamos os cocktails. Confeccionámos imensos cocktails.
À hora do almoço, houve um pequeno problema: o gelo acabou. Avisamos os nossos colegas que a festa teria que acabar. Para nossa surpresa, eles decidiram que continuaríamos e que as bebidas seriam servidas sem gelo.
Por volta das 14 horas a actividade terminou. Rapidamente, fizemos a arrumação e limpeza dos locais de trabalho e de todo o material utilizado.
Seguidamente, enquanto esperávamos por ver os dois colegas que foram a Lisboa, ao programa “As Tardes da Júlia”, sentámo-nos na sala dos alunos. À volta de uma mesa, saboreamos os bolos que tinham sobejado da actividade e, ouvimos os nossos colegas falar sobre o livro "Curas Esquecidas", da nossa autoria.
Esta actividade proporcionou-nos demonstrar os conhecimentos adquiridos no curso de Bar. Apesar da nossa inexperiência, conseguimos trabalhar em grupo e, ajudar-nos mutuamente. Também serviu para vermos as várias fases que compõem a realização de uma festa. Por outro lado, foi importante, pois percebemos que devemos estar atentos a todos os pormenores, para que no momento da actividade não haja surpresas, como aconteceu, por exemplo, com a falta de gelo, a falta do xarope de baunilha e, o esquecimento da lista com os nomes dos cocktails.
Como aspectos negativos, gostaríamos de salientar alguns dos nosso esquecimentos e, o stress demonstrado pelo professor, no inicio da actividade, que contribuiu para aumentar a nossa ansiedade.
Como aspectos positivos, o facto de termos cumprido com êxito esta actividade e, o espírito de entreajuda demonstrado, no geral, pela turma.
Finalmente, queremos agradecer aos nossos colegas alunos e aos professores a compreensão demonstrada pela nossa falta de experiência.
sábado, 13 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário