domingo, 15 de março de 2009

O Mundo da Monin

Na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Paderne, no ano lectivo de 2008/2009, começaram a decorrer os Cursos de Formação e Educação de Bar e de Mesa e Bar. Os mesmos são direccionados para alunos com algumas dificuldades nas aprendizagens nas disciplinas de cariz curricular tradicional.

Fazem parte da equipa formativa na área tecnológica de Bar, partilhando as aulas, os professores Luís Martins, Tiago Almeida e Nuno Lisboa. Da equipa formativa na área tecnológica de Mesa e Bar, partilham as aulas, as professoras Ana Bárbara e Ana Sofia.
Apesar de o curso ter pouco tempo já foram convidados vários profissionais para virem fazer palestras e demonstrações sobre técnicas de bar.
Assim para nos possibilitar um maior conhecimento e apresentar nova formas de aumentar a versatilidade das ofertas de bar, contamos, no dia 13 de Março de 2009, com a presença do Filipe Santos, representante da marca “Monin”.

Esta actividade teve a presença das turmas, do primeiro ano, de Bar e Mesa e Bar da Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Paderne; das turmas, do primeiro ano, de Mesa e Bar e de Bar da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos João da Rosa de Olhão e das turmas, do primeiro e do segundo ano, da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Algoz.
Começamos por preparar o espaço onde se iria realizar a actividade “A Eira”, colocando mesas e algum material.

Por volta das 10 horas, chegaram os baristas Rui Serra e André Guerreiro, elementos que iriam efectuar o workshop. Pouco depois, chegou o material da “Monin”.
Eram 10.15 horas, quando começaram a chegar os alunos das escolas convidadas. À sua espera, para dar as boas-vindas, estava o professor Miguel Gusmão, coordenador do curso.
Primeiro chegaram os alunos da Escola de Olhão, acompanhados pelas professoras Marina Lourenço e Ana Santiago.
Pouco depois, chegaram os alunos da Escola de Algoz, acompanhados pelos professores João José, José Lino, Luís Cabrita e Hugo Almeida.
Por volta das 11 horas, principiou o workshop. Os professores do curso CEF, começaram por servir a todos os convidados uma limonada feita à base de produtos “Monin”.
A expectativa dos jovens alunos estava ao rubro, devidamente fardados aguardaram o início da actividade.
O workshop iniciou-se com os baristas a falarem acerca da história dos produtos “Monin”, desde o seu aparecimento até á actualidade.
Durante a apresentação foram elaborados algumas composições de bar com as diversas utilizações dos produtos “Monin”, na vertente de bebidas não alcoólicas.
Foram produzidos sumos, ice tea, bebidas com leite e água aromatizadas com os diversos sabores da “Monin”, smoothies e veggies.
Momento alto, foi quando alguns dos alunos foram convidados a ajudar e a criar composições de bar.
Esta iniciativa visou também proporcionar-nos uma melhor preparação para a sua entrada na vida activa no próximo futuro.

Foi salientada a necessidade de formação contínua na área de bar, da aprendizagem de línguas e de um profundo conhecimento acerca do mundo das bebidas simples ou compostas para que desta forma a prática e os serviços apresentados aos clientes sejam de qualidade e assim proporcionar um aumento de vendas e a qualidade de serviços.
Outros temas abordados foram: o perfil dos empregados de mesa e bar, as aptidões morais e profissionais, bem como a necessidade de existir respeito mútuo, assim como o dever de ser pontual.
Uma boa capacidade de memorização e comunicação ajuda aos profissionais do sector a um bom desempenho nas tarefas que lhes são confiadas, não esquecendo a higiene pessoal e os cuidados ter com a segurança alimentar e do trabalho.

Foi um momento enriquecedor para nós.
Este workshop terminou com um momento muito agradável. Os baristas concluíram com uma demonstração de flair, muito apreciada por todos os presentes.
Esta acção proporcionou-nos, assim, conhecimentos e competências acerca do mundo do bar para que de futuro possamos aplicar na vida activa e foi uma boa maneira de incentivar-nos a uma maior aplicação no estudo das matérias relacionadas com curso de Bar.

É bom poder contar com profissionais do sector da hotelaria, em especial, com as secções de bar e restaurante, que estejam disponíveis para transmitir-nos conhecimentos e competências, valorizando-se desta forma a profissão e o aparecimento de novos profissionais, melhor preparados e conhecedores das técnicas de serviço de Bar de Mesa.
Os nossos especiais agradecimentos aos convidados pela contribuição que deram para o sucesso da nossa aula.
Muito obrigado a todos pela colaboração.

1 comentário:

Cláudio Pedras disse...

Uma pessoa perde-se no meio de tantas fotos....
Mas os meus parabéns Luís
Um grande abraço